SOU UM ACADÉMICO UCRANIANO

Académicos ucranianos que estejam à procura de uma oportunidade para integrarem a Universidade NOVA de Lisboa, poderão seguir os passos descritos em baixo:

1. Obter mais informações sobre a Universidade NOVA de Lisboa

Obter informação sobre as várias Unidades Orgânicas da NOVA, incluindo as Unidades de Investigação. Nestas páginas, poderá encontrar informação sobre a estratégia, linhas de investigação e projetos de cada Unidade, bem como os contatos dos investigadores que as integram.

Alternativamente, pode consultar o NOVA Research Portal para ficar a conhecer, de forma mais estruturada, o portefólio de investigação da NOVA, incluindo Projetos, publicações, perfis de investigação dos investigadores e os seus co-autores.

2. Informar-se sobre o apoio existente específico para a integração de académicos ucranianos.

Some organizations are focusing in helping Ukrainian Academics to find opportunities to in Academia.

O website Science for Ukraine é uma plataforma que agrega as oportunidades de emprego académico na Europa, em particular para académicos ucranianos. A NOVA publica ofertas existentes nesta plataforma.

Adicionalmente, a ONG Rapid Response Mechaninsm procura ajudar estudantes e académicos em situações de emergência a prosseguirem os seus estudos ou o seu trabalho na academia. Esta organização trabalha em articulação com várias Instituições de Ensino Superior Portuguesas, oferecendo uma resposta individualizada e de acordo com as necessidades existentes. Como primeiro passo para a sua integração académica, pode preencher o formulário Expression of Interest.

O portal EURAXESS criou a iniciativa Science4Refugees para oferecer oportunidades académicas para refugiados, desde estágios, oportunidades em tempo parcial ou completo. Proporciona também uma ligação à Comunidade Europeia de Investigação bem como informação estruturada sobre como viver e trabalhar na Europa. Os investigadores ucranianos são elegíveis para usufruírem dos serviços e benefícios da iniciativa Science4Refugees, sem necessitarem de ter o estatuto oficial de refugiado.

4. Deslocar-se a Portugal

Para deslocar-se a Portugal, poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular, por telefone: 217 929 714 ou 961 706 472, ou e-mail: gec@mne.pt ou sosucrania@acm.gov.pt, de modo a obter mais informações sobre como se pode deslocar até Portugal.

5. Solicitar a Proteção Especial Temporária

Deverá ser solicitada a proteção especial temporária junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Esta pode ser pedida em qualquer momento desde o dia 24 de fevereiro de 2022, tanto presencial como online. Pode aceder ao formulário online através do Portal Diplomático ou utilizando a plataforma online do SEF. A proteção pode ser atribuída a cidadãos nacionais da Ucrânia residentes na Ucrânia antes de 24 de fevereiro de 2022, assim como familiares, afins, cônjuges ou unidos de facto. Durante este processo, são ainda emitidos os seguintes documentos: título de residência; número de identificação fiscal; número de identificação da segurança social e número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Poderá ainda entrar em contacto com as Embaixadas portuguesas nos países fronteiriços com a Ucrânia, para mais informações:

Embaixada de Portugal em Varsóvia (Polónia)

Telefone: (+48 22) 511 10 10/11/12
Telefone (emergência): (+48) 781 159 430
E-mail: varsovia@mne.pt

Embaixada de Portugal em Bucareste (Roménia)

Telefone: (+40) 212 304 118
Telefone (emergência): (+40) 746 22 44 55
E-mail: bucareste@mne.pt | sconsular.bucareste@mne.pt

Embaixada de Portugal em Bratislava (Eslováquia)

Telefone: (+421) 220 768 454
E-mail: bratislava@mne.pt

Embaixada de Portugal em Budapeste (Hungria)

Telefone (emergência): (+36) 306 019 706
Telefone geral: (+36) 12 017 616/7/8
E-mail: budapeste@mne.pt | sconsular.budapeste@mne.pt

6. Alojamento e alimentação

Caso o beneficiário da proteção especial temporária necessite, será ainda proporcionado alojamento e os devidos meios de subsistência.

7. Integração em Portugal

De modo a agilizar a sua integração à chegada a Portugal, pode ainda consultar o Welcome Kit para refugiados em Portugal. Encontram-se ainda disponíveis duas linhas de apoio aos refugiados ucranianos: 218 106 191 (para chamadas realizadas fora de Portugal) e 808 257 257 (para telefonemas provenientes de Portugal).

8. Aprender Português

Portugal oferece ainda uma variedade de opções para a aprendizagem da língua Portuguesa, nomeadamente: