SOU UM ESTUDANTE UCRANIANO

Estudantes ucranianos que desejam frequentar a Universidade NOVA de Lisboa, deverão seguir os seguintes passos:

1. Obter mais informações sobre a Universidade NOVA de Lisboa

Obter informação sobre cada Unidade orgânica da Universidade, assim como os cursos oferecidos pelas mesmas, de modo a selecionar que percurso realizar na Universidade NOVA de Lisboa.

2. Informar-se sobre o concurso especial de acesso Ao Ensino Superior para refugiados da Guerra na Ucrânia

Os refugiados Ucranianos da Guerra corrente, beneficiam do Estatuto de Estudante Internacional especial na sua candidatura ao Ensino Superior, porém com algumas modificações, nomeadamente: Acesso à ação social, incluindo bolsas de estudo, e a sua equiparação excecional aos estudantes nacionais relativamente ao pagamento de propinas, taxas e emolumentos.

Pedidos de bolsa de estudos, deverão ser apresentados até dia 30 de setembro ou até 20 dias após a inscrição na Faculdade.

A candidatura através do concurso especial de estatuto de estudante em situação de emergência por razões humanitárias deverá ser apresentada diretamente Universidade, devendo ser acompanhada por documentação que comprove que o candidato se enquadra no estatuto emitida pelo SEF, pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados ou pela Organização Internacional para as Migrações.

Também se encontra disponível a possibilidade de ingressar na Universidade NOVA de Lisboa através do regime de mudança de curso.

Nota: Caso os candidatos não consigam apresentar um comprovativo das suas qualificações académicas, a Universidade poderá adotar outros métodos de verificação das mesmas.

3. Após toda a recolha de informação, deverá contactar a Faculdade ou Instituto da NOVA na qual pretende ingressar

4. Deslocar-se a Portugal

Após o contacto com a Faculdade e de modo a deslocar-se a Portugal, poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular, por telefone: 217 929 714 ou 961 706 472, ou e-mail: gec@mne.pt ou sosucrania@acm.gov.pt, de modo a obter mais informações sobre como se pode deslocar até Portugal.

5. Solicitar a Proteção Especial Temporária

Deverá ser solicitada a proteção especial temporária junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Esta pode ser pedida em qualquer momento desde o dia 24 de fevereiro de 2022, tanto presencial como online. Pode aceder ao formulário online através do Portal Diplomático ou utilizando a plataforma online do SEF. A proteção pode ser atribuída a cidadãos nacionais da Ucrânia residentes na Ucrânia antes de 24 de fevereiro de 2022, assim como familiares, afins, cônjuges ou unidos de facto. Durante este processo, são ainda emitidos os seguintes documentos: título de residência; número de identificação fiscal; número de identificação da segurança social e número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Poderá ainda entrar em contacto com as Embaixadas portuguesas nos países fronteiriços com a Ucrânia, para mais informações:

Embaixada de Portugal em Varsóvia (Polónia)

Telefone: (+48 22) 511 10 10/11/12
Telefone (emergência): (+48) 781 159 430
E-mail: varsovia@mne.pt

Embaixada de Portugal em Bucareste (Roménia)

Telefone: (+40) 212 304 118
Telefone (emergência): (+40) 746 22 44 55
E-mail: bucareste@mne.pt | sconsular.bucareste@mne.pt

Embaixada de Portugal em Bratislava (Eslováquia)

Telefone: (+421) 220 768 454
E-mail: bratislava@mne.pt

Embaixada de Portugal em Budapeste (Hungria)

Telefone (emergência): (+36) 306 019 706
Telefone geral: (+36) 12 017 616/7/8
E-mail: budapeste@mne.pt | sconsular.budapeste@mne.pt

6. Alojamento e alimentação

Caso o beneficiário da proteção especial temporária necessite, será ainda proporcionado alojamento e os devidos meios de subsistência.

7. Integração em Portugal

De modo a agilizar a sua integração à chegada a Portugal, pode ainda consultar o Welcome Kit para refugiados em Portugal. Encontram-se ainda disponíveis duas linhas de apoio aos refugiados ucranianos: 218 106 191 (para chamadas realizadas fora de Portugal) e 808 257 257 (para telefonemas provenientes de Portugal).

8. Aprender Português

Portugal oferece ainda uma variedade de opções para a aprendizagem da língua Portuguesa, nomeadamente: